Calendário de nossas atividades para o ano de 2023
Por: Diego Lamarão 09/03/2023 10:11:38

Carta Aberta à Comunidade Enxadrística Amapaense

Esse ano estamos com a expectativa de termos um calendário que atenda a todo nosso público, e com todos campeonatos sendo ligados à sua versão nacional, organizados pela Confederação Brasileira de Xadrez!

Teremos um calendário escolar ligado ao calendário oficial da Federação, uma pauta que há muito vinha sendo cobrada (justamente) pelos pais e enxadristas infanto juvenis...

Teremos ainda, pela primeira vez no estado, um evento que faz parte do calendário oficial de provas da CBX, que é o Festival de Xadrez da Região Norte, um desafio e tanto para a direção da FEXAP e ao mesmo tempo, uma oportunidade ímpar para que nossos e nossas enxadristas possam participar de uma competição de grande porte.

No âmbito do xadrez feminino teremos uma competição exclusiva para esse público para decretar a Campeã Amapaense em 2023, bem como competições exclusivas para nossas jovens enxadristas, dentro de nosso calendário escolar.

Temos ainda outros projetos e parcerias com o poder público e a iniciativa privada para  fomentar e desenvolver o xadrez de base, incentivaremos as iniciativas de clubes de xadrez (que queiram trabalhar de maneira séria, organizada e oficial) que estão se formando e se organizando na capital e fora dela, inclusive é um dos objetivos prioritários da FEXAP para esse ano, conseguir levar o xadrez de maneira mais organizada para outros municípios do estado, contando para isso principalmente com parceria do Poder Judiciário.

Uma das formas de fomentarmos e difundirmos o xadrez será iniciando o funcionamento regular de nossa sede, que fica no Estádio Zerão, mas que por motivos de força maior está cedida ao Corpo de Bombeiros, que aguarda a conclusão das obras do prédio de seu Comando Geral para nos devolver a sala... Temos a previsão de que até o início do segundo semestre isso ocorra.

Importante ressaltar a importância do aparecimento de novas pessoas dispostas a colaborar com a organização dos eventos, com a arbitragem... Uma competição oficial de xadrez, além de demandar dinheiro, material, tempo, planejamento, demanda principalmente da boa vontade de abnegados que se entregam para que nosso esporte possa se desenvolver e acontecer da melhor forma possível em nosso estado, a todos que nos ajudaram em 2022, fica nosso eterno agradecimento e já a expectativa de podermos contar com o maior número de colaboradores possível em 2023...

Continuaremos trabalhando no âmbito nacional, buscando apoio e oportunidades para que possamos cada vez mais ter um xadrez forte e desenvolvido, contem com meu esforço ilimitado para isso, e conto com a participação e empenho dos e das enxadristas amapaenses, experientes, jovens, iniciantes...

Juntos seremos sempre mais fortes! Viva o xadrez do Amapá!

Macapá, 09 de março de 2023

 

Marcos Paulo Monteiro

Presidente FEXAP