VI Campeonato Amapaense de Xadrez Rápido - CAXaR 2023
Por: Diego Lamarão 12/03/2023 11:47:01

Comunicado 002/2023

A Federação de Xadrez do Amapá (FEXAP), vem por meio deste comunicar à comunidade enxadrística em geral o sistema para a disputa do 6o Campeonato Amapaense de Xadrez Rápido (CAXaR), a ser disputado ao longo do ano de 2023. As Fases do CAXaR 2023 serão as seguintes:

1a Fase: Circuito de Abertos
2a Fase: Final do CAXaR 2023 – Troféu Paulo Magalhães Brito

O Circuito de Abertos será realizado em 05 (cinco) etapas nos meses de Março, Maio, Junho, Julho e Setembro de acordo com calendário publicado conjuntamente a este comunicado. Cada etapa valerá o número de pontos que o enxadrista fizer, ou seja, o número máximo de pontos em uma etapa será o número de rodadas que ela tiver, as 05 (cinco) etapas da 1a fase terão o mesmo padrão e terão seis rodadas. O número de pontos que o enxadrista fizer em cada etapa será exatamente a pontuação que ele acumulará na corrida pelas vagas da final. Após as cinco etapas, a classificação final da 1a fase será dada pela soma das QUATRO melhores pontuações dos participantes nas Etapas do Circuito, ou seja, ainda que um enxadrista participe de todas as etapas, só serão consideradas as suas quatro melhores pontuações. Os 07 (sete) primeiros colocados na classificação final do Circuito estarão classificados para a Final do CAXaR 2023.

Observações:

  1. 1  As cinco etapas do Circuito de Abertos poderão contar com a participação de Enxadristas que joguem sob qualquer bandeira perante a FIDE e/ou registrados sob qualquer UF perante a CBX, porém, somente os que estão registrados com a UF AP perante a CBX poderão disputar as vagas na Segunda Fase do CAXaR 2021;

  2. 2  Em caso de Empate na classificação final da 1° Fase, serão usados os seguintes critérios de desempate para a definição dos classificados para a 2° Fase do CAXaR 2021:

1 – Menor média Aritmética das duas melhores classificações nas etapas – Caso dois ou mais enxadristas empatem na soma de suas quatro melhores pontuações, será calculada a média aritmética das suas quatro melhores CLASSIFICAÇÕES, sendo que quanto menor for essa média, melhor será o critério de desempate do enxadrista.

2– Partidas de Desempate – Na possibilidade de o empate persistir após o critério 1, teremos partidas desempate para a definição das vagas na final, conforme os cenários abaixo:

CLASSIFICAÇÃO: PÚBLICA

- Empate entre dois enxadristas: Decisão num match de duas partidas com tempo de reflexão de 15min+5seg de incremento, com alternância de cor. Persistindo o empate, um match de duas partidas com tempo de reflexão de 3min+2seg de incremento, com alternância de cor, persistindo o empate uma disputa no Sistema Armageddon;

- Empate entre três ou mais enxadristas: Disputa de um torneio no sistema Schuring de turno único, com tempo de reflexão de 15min + 5seg de incremento e com os critérios de desempate sendo: 1 – Confronto Direto, 2 - Sistema Koya, 3 - Sonneborn-Berger, 4 - número de vitórias, 5 - melhor rating performance.

A Final do CAXaR 2023 será disputada pelo Campeão do CAXaR 2022, o enxadrista Liduino Furtado de Vasconcelos Junior, mais os sete enxadristas classificados da primeira fase, totalizando oito finalistas. Eles disputarão um torneio Schuring de ida e volta que totalizará 14 (quatorze) rodadas. O vencedor da Final do CAXaR 2023 será decretado Campeão Amapaense de Xadrez Rápido 2023 e estará classificado como representante oficial do Amapá para nos representar no Campeonato Brasileiro de Xadrez Rápido 2024 em data e local a serem informados pela Confederação Brasileira de Xadrez no final do corrente ano, os três primeiros colocados na Final do CAXaR 2023 receberão o Troféu Paulo Magalhães, em homenagem a esse saudoso enxadrista que dominou o cenário do xadrez amapaense durante muitos anos e que nos deixou ano passado.

Observação:

  1. Só poderão participar dessa fase enxadristas cadastrados sob a UF AP perante a Confederação Brasileira de Xadrez;

  2. No caso da desistência de participação por parte do Campeão 2022 ou de um dos sete classificados será convocado o oitavo colocado na pontuação acumulada da Primeira fase do CAXaR 2023, na impossibilidade de participação do oitavo será chamado o nono e assim por diante, sempre respeitando a ordem de classificação final da Primeira Fase.

Macapá, 25 de fevereiro de 2023

Marcos Paulo de Souza Monteiro

Presidente FEXAP